
Treinamento Auditivo para usuários de Aparelhos Auditivos
Após a adaptação de aparelhos auditivos, alguns pacientes continuam com queixas auditivas, relatando dificuldades na compreensão da fala, principalmente em ambientes com muito ruído, como festas, almoços em família, escola, parque, trabalho ou em uma rua movimentada.
Isso acontece porque os aparelhos auditivos fornecem a amplificação sonora, porém não corrigem os padrões neurais distorcidos causados pela privação auditiva.
Por isso, a importância de oferecer a reabilitação auditiva completa, aparelho auditivo + treinamento auditivo.
Muitas pessoas com perda auditiva encontraram nos aparelhos auditivos a solução ideal para melhorar sua audição. No entanto, apenas usar aparelho auditivo pode não ser suficiente para maximizar o desempenho da audição. Muitos continuam relatando dificuldades para ouvir, mesmo usando o aparelho. Por que isso acontece? A resposta pode estar no Treinamento Auditivo.
O PAC é responsável por diversas funções, tais como localização do som, atenção seletiva, reconhecimento de fala em ambientes com ruído, entre outras. Em indivíduos com perda auditiva, a privação sensorial causada pela perda pode comprometer essas habilidades. Funciona mais ou menos assim: como o cérebro passou muito tempo “ouvindo mal” ele perde a capacidade de processar sons adequadamente.
O papel do treinamento auditivo é ensinar o cérebro a discriminar os sons corretamente de novo. Este processo pode ajudar a melhorar o desempenho com o uso de aparelhos auditivos, proporcionando uma maior compreensão da fala e uma melhor capacidade de distinguir sons em ambientes ruidosos, auxiliando o paciente a tirar o melhor proveito de tudo que o aparelho auditivo pode oferecer.
Além disso, faz com que a pessoa não precise se esforçar e nem se concentrar excessivamente para entender uma conversa. Isso pode levar a uma maior confiança e conforto em situações sociais e pode ajudar a reduzir a fadiga auditiva.
O treinamento auditivo ajuda a melhorar a qualidade de vida em geral, permitindo que as pessoas se envolvam em atividades sociais e profissionais com mais facilidade e eficácia.
A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento e manutenção da função cognitiva, incluindo a memória e a atenção. Isso garante um envelhecimento mais saudável, ajudando a prevenir problemas como demência.



