
Impedanciometria
A Impedanciometria, também conhecida como Imitanciometria, é o teste que avalia a mobilidade do sistema tímpano-ossicular e verifica a presença ou ausência de reflexos acústicos. Também fornece dados sobre a integridade da orelha média, sendo fundamental como diagnóstico diferencial.
O exame auxilia no diagnóstico de alterações na orelha média e da tuba auditiva. Avalia a flacidez ou rigidez (que chamamos de complacência) da membrana timpânica, os reflexos do tímpano e os ossículos do ouvido médio.
Usado para complementar a audiometria, sua principal função é identificar condições como otite (infecção, acúmulo de líquido e secreção no ouvido), disfunção da tuba auditiva e a integridade da cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo), essenciais para a transmissão adequada dos sons para o ouvido interno.
O exame é dividido em três etapas: timpanometria, compliância e a pesquisa do reflexo estapédico. É rápido, simples e normalmente indolor, podendo ser feito em adultos e crianças.
A timpanometria avalia a integridade/mobilidade da membrana timpânica, as estruturas da orelha média, a integridade da cadeia ossicular e a tuba auditiva. O exame produz uma curva timpanométrica que reflete a mobilidade do tímpano e a função da orelha média.
Já a pesquisa do reflexo acústico avalia a resposta dos músculos do ouvido médio ao som. É uma contração involuntária dos músculos da orelha média em resposta a um estímulo sonoro. A presença e a magnitude do reflexo acústico ajudam a determinar a integridade da cadeia ossicular e a função do nervo auditivo.
O teste é realizado pela colocação de uma pequena sonda flexível de silicone no conduto auditivo externo em uma das orelhas e um fone na outra. Através da sonda, é injetada uma leve pressão no conduto auditivo externo, e pelo fone o paciente ouvirá estímulos sonoros.
É um exame automatizado, portanto, não depende da interação do paciente, pois o equipamento computadorizado avalia o estado funcional e a impedância acústica do ouvido médio ao variar a pressão do ar no canal auditivo e medir as respostas.
O exame de Imitanciometria é indicado para os seguintes casos:
-
Complementar ao diagnóstico de perda auditiva;
-
Identificar presença de secreção na orelha média, a qual é um indicador comum de otite;
-
Identificar disfunção da tuba auditiva;
-
Avaliar a integridade da membrana timpânica;
-
Avaliar a presença de reflexos estapedianos como complemento da avaliação audiológica completa;
-
Complementar avaliação audiológica em pré e pós-operatório para colocação de tubo de ventilação;
-
Monitorar a resposta ao tratamento de condições da orelha média, como o tratamento de otite média com antibióticos ou a cirurgia para a correção de problemas na cadeia ossicular;
-
Diagnóstico diferencial de perda auditiva em todas as idades;
-
Acompanha emissões otoacústicas para garantir resultado fidedigno;
Diagnóstico Diferencial: Ajuda a distinguir entre perda auditiva condutiva (devido a problemas na orelha média) e perda auditiva sensorioneural (devido a problemas no ouvido interno ou no nervo auditivo).
Integração com Audiometria: A impedanciometria é utilizada em conjunto com a audiometria tonal e vocal para fornecer uma avaliação completa da função auditiva. Enquanto a audiometria avalia a sensibilidade auditiva, a impedanciometria avalia a função da orelha média.