
Meatoscopia
A meatoscopia é um exame clínico fundamental, utilizado para visualizar e analisar o canal auditivo e a membrana timpânica. É um procedimento essencial, na prática de otorrinolaringologia e audiologia.
Através desse procedimento, é possível identificar qualquer tipo de obstrução, seja por cerume ou por corpos estranhos, e lesões (perfurações), na membrana timpânica, que podem interferir na audição e necessitar de intervenção. Também auxilia no pós-intervenções cirúrgicas no ouvido, permitindo monitorar a recuperação e a integridade da membrana timpânica.
A meatoscopia faz parte da avaliação audiológica, sendo realizada sempre antes dos exames de audiometria tonal, vocal e impedanciometria.
Realizado por meio de um otoscópio inserido suavemente no canal auditivo externo, utiliza uma câmera de vídeo para captar imagens detalhadas do canal auditivo e da membrana timpânica, que podem ser visualizadas em tempo real em um monitor. É um procedimento simples, rápido e indolor.
Em casos de ter obstrução total de cerume, o paciente é encaminhado para avaliação e retirada do cerume com médico otorrinolaringologista.



