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treinamento auditivo infantil crianças e adolescentes

Treinamento Auditivo em crianças e adolescentes

O Treinamento Auditivo para crianças e adolescentes com alterações do Processamento Auditivo Central (PAC) é uma área de crescente busca, interesse e pesquisa na fonoaudiologia.

Essa terapia específica é fundamental para auxiliar as crianças a melhorar suas habilidades auditivas, o que pode impactar significativamente seu desempenho escolar e sua qualidade de vida. 

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A terapia de PAC, ou treinamento auditivo, é indicada para crianças que apresentaram alterações na avaliação do processamento auditivo central. Com base na avaliação do PAC, são preparados exercícios específicos adequados às características individuais da criança para estimular as habilidades auditivas alteradas, utilizando a neuroplasticidade e a reorganização cerebral. Tendo em vista a capacidade do cérebro em se modificar, com estimulações adequadas é possível fortalecer estruturas cerebrais e redes neurais.

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As habilidades auditivas são responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. São elas que nos permitem uma comunicação eficiente para conseguirmos prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, para então compreendermos o significado das mensagens corretamente. 

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Habilidades auditivas em pleno funcionamento facilitam:

  • Concentrar na fala do professor, mesmo tendo outras conversas paralelas em sala de aula;

  • Saber a direção de um som, como quando ouvimos uma buzina ao atravessar a rua;

  • Perceber a diferença entre os sons falados em palavras semelhantes, como “tia” e “dia”;

  • Conseguir, a partir de uma informação incompleta, completar subjetivamente a mensagem, como quando ouvimos apenas parte da palavra e, assim mesmo, compreendemos o que foi dito;

  • Compreender frases com duplo sentido;

  • Seguir uma sequência, organizar e recordar aquilo que ouvimos; 

  • Aprender um novo idioma;

  • Perceber a intenção comunicativa pelo tom da voz, como quando, em uma conversa telefônica, perguntamos a alguém se está tudo bem, e pela entonação da voz do interlocutor, sabemos se está mesmo tudo bem, ou não;

O tipo de treinamento auditivo, a duração do processo de reabilitação, a duração das sessões e a quantidade de exercícios que devem ser realizados em casa, são variáveis individuais e dependem da faixa etária, da presença de outras alterações, dos resultados da avaliação do processamento auditivo central, da motivação, do envolvimento do paciente/família e das atividades complementares.

Como é realizado o Treinamento Auditivo?

  • Preparado por fonoaudiólogo especializado, as terapias são personalizadas conforme as necessidades e idade de cada paciente;

  • A terapia é composta por atividades divertidas e estimulantes, visando fortalecer as habilidades auditivas alteradas;

  • Com softwares e aplicativos especializados, os estímulos sonoros são transmitidos por um audiômetro de dois canais, com a intensidade do som controlada e modulada de acordo com cada habilidade a ser treinada;

  • Exercícios complementares combinam estímulos auditivos com visuais; 

  • Para aprimorar a eficácia do treinamento auditivo, também são aplicadas atividades complementares para serem realizadas em casa com a supervisão assistida do terapeuta;

​Os benefícios da terapia do Processamento Auditivo Central são vastos! Ele pode auxiliar as crianças a melhorar a atenção, a compreensão oral, a linguagem, a leitura e a escrita. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

​ Ao final do tratamento, observa-se um melhor desempenho em tarefas que apresentavam maior grau de dificuldade. A melhora pode ser identificada no desempenho escolar ou na própria percepção do paciente/família da melhor compreensão e satisfação ao realizar atividades escolares e sociais.

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A efetividade e a eficácia do tratamento são comprovadas mediante uma nova avaliação de PAC.

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Marque sua avaliação. É simples, rápido e confiável.
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