
Treinamento Auditivo Adulto
A Terapia de Treinamento Auditivo para adultos, é realizada visando a melhora do déficit auditivo e amenizar o impacto das alterações nas atividades cotidianas, assim como aumentar a participação do paciente e sua autonomia nos diferentes ambientes educacionais, sociais, ocupacionais e familiares.
A terapia de PAC, ou treinamento auditivo, é indicada para pessoas que apresentaram alterações na avaliação do processamento auditivo central. Com base na avaliação do PAC, são preparados exercícios específicos adequados às características individuais de cada paciente para estimular as habilidades auditivas alteradas, utilizando a neuroplasticidade e a reorganização cerebral. Tendo em vista a capacidade do cérebro em se modificar, com estimulações adequadas é possível fortalecer estruturas cerebrais e redes neurais.
As habilidades auditivas são responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. São elas que nos permitem uma comunicação eficiente para conseguirmos localizar, prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e memorizar o que ouvimos, para então compreendermos o significado das mensagens corretamente.
TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central) é definido como um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, caracterizado por uma ou mais habilidades auditivas alteradas, sendo elas:
-
Localização e lateralização sonora: habilidade para identificar a fonte sonora e reconhecer a sua procedência no espaço;
-
Discriminação auditiva: habilidade para distinguir um som de outro;
-
Reconhecimento de padrão auditivo: habilidade para determinar semelhanças e diferenças entre padrões acústicos;
-
Aspectos temporais da audição: habilidade para processar estímulos acústicos em função do tempo;
-
Figura-fundo: a habilidade de reconhecer a fala ou outros sons quando sinais competitivos estão presentes, podendo ser fala ou ruído com espectro de fala;
-
Fechamento auditivo: habilidade de reconhecer a fala ou outros sons quando parte desta informação está faltando, como quando parte do espectro do sinal está mascarada em sua amplitude (por exemplo, pela introdução de ruído branco), comprimida no tempo ou ainda com extração de frequências baixas ou altas;
-
Aspectos binaurais da audição: habilidades para processar estímulos acústicos apresentados simultaneamente nas duas orelhas;
Neste conceito, a intervenção deve ser realizada visando a melhora do déficit auditivo e amenizar o impacto das alterações nas atividades cotidianas, assim como aumentar a participação do paciente e sua autonomia nos diferentes ambientes educacionais, sociais, ocupacionais e familiares.
O tratamento inclui o treinamento auditivo com softwares e aplicativos especializados, em ambiente acusticamente controlado, aonde os estímulos sonoros são transmitidos por um audiômetro de dois canais, com a intensidade do som controlada e modulada de acordo com cada habilidade a ser treinada, visando melhorar as habilidades do processamento auditivo.
A efetividade e a eficácia do tratamento são comprovadas mediante uma nova avaliação de PAC.



