
Audiometria Infantil
Indicado para crianças de 3 a 5 anos, a audiometria infantil é realizada de forma lúdica e interativa, permitindo determinar a menor intensidade (volume) em que a criança consegue ouvir em diferentes frequências e avalia o reconhecimento da fala. Além de determinar o limiar auditivo, também identifica tipo e grau de perda auditiva, quando existentes.
O exame de audiometria infantil é fundamental para a detecção precoce e o manejo de problemas auditivos em crianças.
O método do exame é o mesmo da audiometria no adulto, porém quando é feita em pacientes infantis é preciso tornar a avaliação mais lúdica.
A audiometria lúdica é realizada como se fosse uma brincadeira, assim a criança fica mais à vontade e mais tranquila ao realizar o exame. Por exemplo, combinar com a criança que ela irá ouvir um passarinho cantar bem baixinho e, no momento em que ouvir, ela deverá apertar o botão para alimentá-lo, ou erguer o braço, ou colocar determinado objeto em algum lugar. Caso a criança não consiga somente com os estímulos sonoros, utilizam-se estímulos visuais juntamente com os sons.
A audiometria em crianças pode exigir métodos adaptados, como o uso de respostas comportamentais e reforço positivo, para garantir a cooperação durante o exame e não influenciar os resultados.
O exame dura aproximadamente 30 minutos e deve ser realizado em cabina ou sala acústica calibrada, além de um ambiente adequado e silencioso, visando minimizar interferências externas e garantindo a obtenção de resultados fidedignos.
A avaliação audiológica completa inclui a Audiometria tonal, a Audiometria vocal e a Imitanciometria.
A realização regular desses exames é fundamental para garantir um desenvolvimento auditivo e linguístico saudável e para proporcionar o melhor suporte possível para crianças com necessidades auditivas.